terça-feira, 12 de junho de 2012

HORTA ORGÂNICA - ALUNOS DO 3º ANO "B''













































ESCOLA   MONSENHOR   ANTÔNIO   ASSUNÇÃO   ARAÚJO













ALIMENTOS ORGÂNICOS







                                              
ALUNAS E ALUNOS: Andreza, Daniel, Felipe, Fernando, Gabriele, Helamã, Ítalo, Jaquellyny, Janine, Jonas, José Vinícius, Lucas, Leonel, Leoneu, Samuel, Weverton e Willian.

PROFESSORA: Diana

COORDENADORA: Rosângela

DIRETORA: Cristina

















MACEIÓ/AL, MAIO/2012.




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ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

            A alimentação saudável precisa ter como enfoque principal o resgate de hábitos alimentares regionais, estimulando o consumo de alimentos in natura, produzidos em nível local, integrados à cultura da região e de alto valor nutritivo, como frutas, legumes e verduras, grãos integrais, leguminosas, sementes e castanhas, além de ser fundamental a higiene na sua produção, da produção ao consumo.
Assim, uma alimentação saudável é constituída por alimentos com alta concentração de grãos (arroz, milho e trigo), que precisam ser consumidos em maior quantidade durante todo o dia, frutas, legumes e verduras e, alimentos como cereais integrais, leguminosas, sementes e castanhas, que são fontes de proteína. Além disso, temos os alimentos de origem animal (carne vermelha, branca, ovos, leite e derivados) que precisam ser consumidos em menor quantidade, de preferência com baixos teores de gordura. (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento)   


                   ALIMENTOS ORGÂNICOS


            Para ser considerado orgânico, o produto tem que ser produzido em um ambiente de produção orgânica, onde se utiliza como base do processo produtivo os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.
            Na agricultura orgânica não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. Não são utilizados fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
            O consumidor pode identificar o produto orgânico por meio do selo brasileiro ou pela declaração de cadastro do agricultor familiar. O selo está presente em produtos vendidos em supermercados e é concedido por Organismos de Avaliação da Conformidade - (OAC) credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  Os OAC têm que verificar se as normas estão sendo cumpridas, da produção dentro da fazenda, ao preparo dos produtos, transporte e pontos de venda.
            Para o agricultor familiar, o produto orgânico é reconhecido por meio de controle social, ou seja, a relação de confiança entre o consumidor e produtor. Neste caso, o produtor se cadastra nas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) e recebe uma declaração de que está oficialmente cadastrado como agricultor orgânico. O documento permite ao agricultor a comercialização direta com o consumidor e deve ficar exposto no local de venda, caso das feiras livres fácil identificar.


Motivos para consumir produtos orgânicos:

       1.Proteger as futuras gerações;
2. Prevenir a erosão do solo;
3. Proteger a qualidade da água;
4. Rejeitar alimentos com agrotóxicos;
5. Melhorar a saúde dos agricultores;
7. Apoiar os pequenos agricultores e a agricultura familiar;
8. Contribuir para o consumo responsável;
9. Promover a biodiversidade;
10. Descobrir sabores naturais;
11. Melhorar a qualidade de vida;
12. Preservar o meio ambiente.

FAZENDO UMA HORTA ORGÂNICA
        

            A turma do 3º ano vespertino da escola Monsenhor Antônio Assunção Araújo, após estudar sobre os vegetais e alimentos orgânicos, resolveu criar uma horta orgânica.
            O primeiro passo foi escolher os vegetais que seriam plantados. O Segundo foi  escolher o  local  para   fazer  a  Horta, mas como na escola não tem espaço para um canteiro, a turma resolveu faze-la em vasos.
            A partir daí surgiu o trabalho coletivo da professora e seus alunos. Veja a descrição das etapas seguidas:
         
   1- Trazer de casa garrafas pet limpas;
   
   2- Trazer de casa terra preta;
 
    3- Estudo de como ocorre o plantio, a germinação e a colheita das sementes escolhidas;
   
    4- Recorte  das  garrafas  para   criação  dos  vasos;

    5- Preenchimento dos vasos com a terra úmida;
 
    6- Fazer  a  profundidade adequada  para o plantio das sementes  nos vasos;

    7- Separação das equipes por tipo de sementes: alface, coentro, feijão e salsa;
 
    8- Plantar as sementes;
 
    9- Preenchimento e colocação das etiquetas de identificação.
  
            No  dia seguinte ao plantio, a professora e os alunos regaram os vasos  e  este processo  se  repetiu  diariamente, de segunda-feira a sexta-feira.
            Após cinco dias do plantio,  observaram que algumas  sementes haviam  germinado,     continuaram à regar e suas plantinhas estão se desenvolvendo.













Fontes:

Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
·         www.wikipedia.org    

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